Dicas e tutoriais

Acabamento Serrilha

A Serrilha, também chamada de picote, é um acabamento muito utilizado em ingressos, folders e tickets. Sua principal função é o destaque de uma parte do papel, sem que informações sejam rasgadas ou prejudicadas.

Para que haja a aplicação adequada da linha da serrilha é preciso que as orientações, presentes no gabarito do produto desejado, sejam seguidas corretamente. Todos os produtos do nosso catálogo têm gabaritos em Photoshop, Ilustrador e CorelDraw disponíveis para download.

Especificações da Serrilha

 

Instrucoes-de-Serrilha-Cartoes-Mais-barato

 

A atenção deve ser redobrada ao escolher o local da serrilha, o picote não deve comprometer informações importantes do verso do material. Além disso, é de extrema importância que as margens de segurança da serrilha (de 3,5 mm para a direita e para a esquerda do local a ser serrilhado) sejam respeitadas.

A serrilha pode estar na vertical ou na horizontal de um material, porém um dos requisitos deste acabamento é que ele só pode ser aplicado em partes com tamanho de, no mínimo, 2 cm.

Outro fator importante a ser observado é que, durante a aplicação do picote, a serrilha pode sofrer um deslocamento de 2mm para a direita ou para a esquerda. É imprescindível que, assim como as linhas de segurança, o possível deslocamento seja levado em conta durante o processo de criação da arte gráfica.

BÔNUS: Aproveite para conhecer o formato de arquivo PDF/X-1a e as vantagens que ele proporciona ao arquivo e a impressão. As instruções de como salvar os arquivos em PDF/X-1a você encontra aqui: Photoshop, Illustrator e CorelDraw.

 

Aproveite para conferir outras instruções úteis:

Como trabalhar com variação de corte?

Conversão de efeitos em imagem

Correção de excessos de nós

Configuração de preto para impressão

Margem de segurança

Converter cores RGB para CMYK

Materiais com verso (pé com pé)

 

Clique aqui para acessar mais instruções!