Dicas e tutoriais

Acabamento Serrilha

A Serrilha, também chamada de picote, é um acabamento muito utilizado em ingressos, folders e tickets. Sua principal função é o destaque de uma parte do papel, sem que informações sejam rasgadas ou prejudicadas.

Para que haja a aplicação adequada da linha da serrilha é preciso que as orientações, presentes no gabarito do produto desejado, sejam seguidas corretamente. Todos os produtos do nosso catálogo têm gabaritos em Photoshop, Ilustrador e CorelDraw disponíveis para download.

Especificações da Serrilha

 

Instrucoes-de-Serrilha-Cartoes-Mais-barato

 

A atenção deve ser redobrada ao escolher o local da serrilha, o picote não deve comprometer informações importantes do verso do material. Além disso, é de extrema importância que as margens de segurança da serrilha (de 3,5 mm para a direita e para a esquerda do local a ser serrilhado) sejam respeitadas.

A serrilha pode estar na vertical ou na horizontal de um material, porém um dos requisitos deste acabamento é que ele só pode ser aplicado em partes com tamanho de, no mínimo, 2 cm.

Outro fator importante a ser observado é que, durante a aplicação do picote, a serrilha pode sofrer um deslocamento de 2mm para a direita ou para a esquerda. É imprescindível que, assim como as linhas de segurança, o possível deslocamento seja levado em conta durante o processo de criação da arte gráfica.

BÔNUS: Aproveite para conhecer o formato de arquivo PDF/X-1a e as vantagens que ele proporciona ao arquivo e a impressão. As instruções de como salvar os arquivos em PDF/X-1a você encontra aqui: Photoshop, Illustrator e CorelDraw.

 

Aproveite para conferir outras instruções úteis:

 Como trabalhar com variação de corte?

 Conversão de efeitos em imagem

– Correção do excesso de nós

– Configuração de preto para impressão

– Margem de Segurança

– Converter cores RGB para CMYK:

Clique aqui para acessar mais instruções!