Dicas e tutoriais

Como usar a cor preta adequadamente?

É necessário tomar alguns cuidados ao utilizar a cor preta em sua arte gráfica para evitar manchas e decalques no produto final. Veja abaixo quais são esses cuidados

Preto Carregado

O primeiro cuidado a ser tomado é nunca ‘usar os 4 canais de cor CMYK em alta escala.

1

A alta quantidade de tinta estraga o papel e causa manchas.

Preto carregado e Preto Errado

Quando falamos em preto carregado, estamos falando em alta porcentagem de cor utilizada nos 4 canais CMYK para formar a cor  preta, como, por exemplo, C80 M80 Y80 K100, que totaliza 340%.

Já o preto errado é a soma em que os 4 canais CMYK totalizam 400% (C100 M100 Y100 K100), a porcentagem máxima de cor, que não pode ser utilizada de forma alguma.

Em ambos os casos é aplicado no papel uma carga de tinta muito alta que influencia no resultado do produto de forma negativa, podendo causar manchas e decalques.

A porcentagem aconselhada é sempre inferior a 320% e conforme as tonalidades abaixo:

Preto Normal

Quando utilizar a cor preta para preencher textos, desenhos e linhas, deve-se usar apenas o canal K (preto), deixando-o com 100%. Para materiais que serão produzidos por impressão digital, essa tonalidade de cor também é aconselhada para textos e fundo.

Veja o exemplo abaixo:

 

Preto_normal

Preto Fundo (impressão offset)

O preto fundo é indicado para áreas extensas, como o fundo da arte, por exemplo. A porcentagem de cor para este tipo de preto é C40 M0 Y0 K100, como no exemplo abaixo:

 

Preto_fundo

AVISO: Essa tonalidade não é aconselhada para impressão digital, pois a impressão ficará com tom azulado. Utilize a porcentagem de preto normal para impressão digital.

Preto Contornos

Ao utilizar objetos brancos sobre o preto fundo, o ciano contido no preto fundo poderá invadir os objetos brancos. Para evitar isso, use um contorno nesses objetos com a seguinte porcentagem de cor: C1 M1 Y1 K100. Essa proteção deixará os textos mais nítidos.

 

Preto_contorno

Como fazer a troca das cores?

Troca da cor do fundo:

 

Pretto_errado

No exemplo acima, o cartão está com preto errado, e o produto final ficará manchado.

Vamos trocar a cor do fundo, deixando-o com a tonalidade correta:

 

Troca_cor_fundo

Selecione o objeto (neste caso, o fundo da arte), clique no menu “Editar” e, em seguida, “Propriedades do objeto”.  Na aba “Propriedades do Objeto”, selecione “Preenchimento”, e nas opções abaixo, clique em “Preenchimento uniforme”. Depois, deixe a porcentagem de cor em C40 M0 Y0 K100.

Preto_fundo_trocado

Após a troca da cor, o fundo estará correto.

Substituindo as cores de curvas e linhas:

As linhas com tonalidades de preto errado deverão ter sua cor alterada para o preto normal: C0 M0 Y0 K100, como no exemplo abaixo:

Preto_texto_errado

Selecione as curvas que estão com o preenchimento em preto errado e substitua para o preto normal. Lembre-se de também fazer a troca nos contornos.

Preto_texto_certo

Selecione as curvas que estão com o preenchimento em preto carregado e substitua para o preto normal. Lembre-se de fazer a troca nos contornos.

Preto_texto_certo_trocado

Agora iremos proteger as curvas brancas para que não fiquem borradas.

Importante: A proteção é apenas para curvas brancas que estão sobre o fundo preto (preto fundo).

Seleção

Selecione as curvas que estão em branco e aplique um contorno (no Corel Draw, a tecla de atalho é F12) com largura: 0,3mm. Em seguida selecione o preto contorno (C1 M1 Y1 K100).

Contorno

Selecione as curvas que estão em branco e aplique um contorno (no Corel Draw, a tecla de atalho é F12) com largura: 0,3mm. Em seguida selecione o preto contorno (C1 M1 Y1 K100).

Proteção_contornno

Tomando esses cuidados, a utilização da cor preta estará correta, e o resultado da impressão ficará como você deseja!