Efeitos, contornos e preenchimentos devem sempre ser convertidos em imagem (no padrão bitmap CMYK 32 BIT) antes de o arquivo ser convertido para o formato PDF/X1-A.
Caso isso não seja feito, podem ocorrer alterações na arte, como no exemplo abaixo, em que não foi convertido o preenchimento de padrão totalmente colorido:
O elemento em vermelho acabou se mesclando ao fundo azul e não apareceu na arte. Também pode acontecer de o padrão totalmente colorido (ou qualquer outro efeito) sair rotacionado, com alteração de tamanho, ou ficar serrilhado com menor resolução, por exemplo. O resultado é imprevisível.
Para evitar surpresas deste tipo é preciso fazer a conversão para imagem CMYK, que é o formato utilizado internacionalmente em gráficas de um modo geral.
Veja como fazer a conversão:
Corel Draw
1 – Selecione o objeto com o efeito no Gerenciador de Objetos, e então clique na opção “Converter em Bitmap” no menu Bitmap (na parte superior da janela do programa).
2- Na próxima janela, deixe com a resolução de no mínimo 300 DPI, escolha o modo de cor CMYK 32 bit, marque as opções de “Suavização de serrilhado” e “Fundo transparente” e então selecione OK.
Pronto, o efeito está convertido.
Reforçando que todos os objetos devem ser convertidos, desde efeitos até preenchimentos:
PREENCHIMENTOS: Gradiente, duas cores, padrão totalmente colorido, texturas, postscript, malha.
EFEITOS: Lente, powerclip, máscara de cor bitmap, transparência, sombreamento e efeito ativação.
Para cada objeto que apresentar um dos elementos listados acima, devem ser seguidos os passo de conversão em imagem Bitmap CMYK. Assim, a impressão ocorrerá sem surpresas!
Aproveite para conferir outras instruções úteis:
– Como trabalhar com variação de corte?
– Conversão de efeitos em imagem
– Configuração de preto para impressão
– Converter cores RGB para CMYK:
Clique aqui para acessar mais instruções!