Ao produzir um impresso neste tipo de material, algumas cores poderão ficar transparentes. Isso vai depender da carga de cor utilizada. No caso das cores mais claras (com menos canais de cor ativos), a transparência é mais perceptível, enquanto nas cores mais escuras, o efeito de transparência será menos perceptível.
Perceba, no exemplo abaixo, que as cores mais escuras, tal como azul no fundo do cartão e os detalhes pretos da torneira, ficaram quase sem transparência no resultado final, enquanto a cor clara da torneira ficou bem transparente.
Arte gráfica:
Resultado final do cartão:
O PVC Transparente + Branco possibilita que determinadas áreas do impresso fiquem menos translúcidas, destacando melhor a informação.
Para indicar estas áreas é necessário enviar outro arquivo, além da arte gráfica, informando o local desejado com a cor preta da paleta CMYK (K100). Este arquivo é chamado de máscara e deve ter o mesmo tamanho da arte.
Os locais indicados na máscara recebem um calço branco que reveste a impressão, evitando que a transparência se de por completo no produto. Já as demais áreas permanecem com a característica do material, sendo 100% translúcidas.
Para reproduzir a cor branca no impresso transparente é necessário enviar o local desejado na máscara, uma vez que o material é transparente e a ausência de cor fará com a mesma não seja reproduzida. Aplicando o calço branco no local, este sairá como o desejado.
Verifique detalhes nas imagens abaixo:
Arte Gráfica Máscara
Calço Branco Resultado Final
Lembre-se:
PVC Transparente: neste tipo de material, todas as cores apresentarão transparência. Quanto mais clara a tonalidade da cor, maior a transparência, sendo que, utilizando a cor branca, a transparência será total.
PVC Transparente+Branco: áreas da arte indicadas na máscara ficarão menos translúcidas. Também é possível a impressão da cor branca, desde que indicada na máscara.
DICAS:
• Antes de iniciar a criação da arte gráfica, faça o download do gabarito/padrão;
• Utilize as cores corretas na montagem da arte para evitar possíveis problemas na impressão;
• Evite utilizar os quatro canais de cores em CMYK para obter o preto. A utilização dos quatros canais podem causar uma sobrecarga desnecessária, prejudicando o material. Lembrando que a soma dos quatros em CMYK não podem ultrapassar 320%.
• Evite utilização de marca d’água neste produto.
Aproveite para conferir outras instruções úteis:
– Como trabalhar com variação de corte?
– Conversão de efeitos em imagem
– Configuração de preto para impressão
– Converter cores RGB para CMYK:
Clique aqui para acessar mais instruções!